23ª Acof cumpre a missão de valorizar a mulher da agricultura familiar
Estimativas indicam mais de R$ 500 mil comercializados; edição de 2027 será realizada em Goiânia
Estimativas indicam mais de R$ 500 mil comercializados; edição de 2027 será realizada em Goiânia
Evento no IHGG marca parceria histórica das duas instituições em prol da cultura e memória goiana
Gabriel Brito e Sara Gonzalez tomaram posse no dia 19 de junho
Com apoio da Fapeg, espaço recebeu o investimento de investimento de R$ 3,9 milhões
Feira segue aberta ao público até 20/6 e espera receber mais de 15 mil visitantes
Centro de Pesquisa, Formação e Inovação em Saúde (CPFIS/UFG) será construído em Anápolis
Tema deste ano ressalta o protagonismo da mulher agricultora familiar no segmento
Servidores da 88,5 FM, autoridades e parlamentares participaram do evento
Temperaturas variam de 11°C a 33°C e umidade do ar pode ficar abaixo de 33% durante a tarde
Atividade mostra como estruturas biológicas ajudam a compreender aplicações biomédicas dos lasers
Obra de professora da UFG resgata a trajetória de Edson Franco e documenta a educação surda no estado
Ausência de política pública contribui para diagnósticos tardios e aumenta custos do tratamento
Encontro na comunidade quilombola de Cavalcante (GO) aborda produção sustentável de alimentos
Mapeamento do Iptsp aponta necessidade de ampliar acesso a cuidados paliativos e qualificar profissionais de saúde
RaiZário será lançado e distribuído durante a Agro Centro-Oeste Familiar, entre 17 e 20 de junho
Combinação incomum, Oscilação de Madden-Jullian se junta a frente fria e traz instabilidade sobre o estado
Modelo vivo criado na Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG promove a valorização da agricultura familiar
Jorge Duarte defende que a comunicação institucional ocorre em cada interação com a sociedade, e não apenas nos setores especializados
Brasil reafirma sua capacidade de proteger ativos estratégicos diante de pressões internas e externas



Exposição "Essa grande liberdade: identidades LGBT+ em Goiás"
A exposição Essa grande liberdade: identidades LGBTQIAPN+ em Goiás inaugura na terça-feira (12/5), às 19h, no Centro Cultural UFG, em Goiânia. Com entrada gratuita, a mostra segue em cartaz de 13 de maio a 10 de julho e reúne mais de 60 artistas e cerca de 120 obras, traçando um amplo panorama das produções LGBTQIAPN+ no Estado, atravessando gerações, linguagens e contextos diversos. Sob curadoria de Paulo Duarte-Feitoza, o projeto aproxima diferentes gerações de artistas, colocando em relação produções de Fernando Costa Filho, Fabiola Morais, Adriana Bittar, Marcelo Solá, Divino Sobral e Enauro de Castro a produções de nomes mais recentes, como Benedito Ferreira, Emilliano Freitas, Abraão Veloso, Hilda de Paulo, Gilson Plano, Âmbar Moura e Daniela Marques. A classificação indicativa é de 16 anos.
Participam da exposição: Abrãao Veloso, Adriana Bittar, Âmbar Moura, André Felipe Cardoso, Banda Uó, Benedito Ferreira, Bruna Mendez, CADELACÉU, Candy Mel, Carla Abreu, Carlos Camilo, Carlos Sena, Claus Lima, Cristiano Sousa, Daniel Nolasco, Daniel Oliveira, Daniela Marques, Divino Sobral, Emilliano Freitas, Enauro de Castro, Érico José, Fabíola Morais, félix b. perini, Fernando Costa Filho, Flávia Leme, Gilson Plano, Guilhotina,
Helder Amorim, Hilda de Paulo, Hortência Moreira, Humberto José, Jhony Aguiar, Jofre Silva, Johnny Suxxx and the Fucking Boys, Kassius Brunno, Leleko Diaz, leo.nar.do, Lulu Monamour, Maaju, Marcelo Andrade, Marcelo Solá, Marco Antônio Caldas, Marcos Maria Branquinho, Mauricinho Hippie, Michel Queiroz, Monike Goyana, Morganna Voguel, o Santo inimigo do mal, Odinaldo Costa, Paulo José da Silva, Ralyanara Freire, Rodrigo Flávio, Rodrigo Januário, Ronaldo Paixão, Rondinelli Linhares, Salvess, Samuel Costa, Tarcísio Veloso, Valentina, Verônica Santana, Vinícius de Castro, wendel e Wolney Fernandes.

A Superintendência em Goiás do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-GO) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Laboratório de Política, Gestão e Produção das Artes e Culturas da Escola de Música (LabCult-EM-UFG), divulgam as propostas selecionadas pela Chamada Pública EM-UFG/LabCult nº 01/2026 – Edital de Seleção de Apresentações Artísticas e Culturais para o projeto Café e Cultura na Casa do Patrimônio.
Ao todo, foram recebidas 117 inscrições para compor a programação de 11 apresentações artísticas e culturais nas cidades de Goiânia, Pirenópolis e Cidade de Goiás. As propostas contemplaram as categorias Apresentação Musical, Apresentação Cênica, Festejos da Cultura Popular e Cultura Urbana.
Confira a programação selecionada:
Cidade de Goiás
21 de maio – Associação do Congo Vilaboense - Festejos da Cultura Popular
13 de agosto – Ronaldo Oliveira (Música)
Local: Escritório Técnico do IPHAN - Praça Zacheu Alves de Castro, nº 01 – Cidade de Goiás
Goiânia
28 de maio – João Garoto e Xexéu (Música)
25 de junho – João Casimiro (Música)
30 de julho – Son Latino (Música)
27 de agosto – Contos e Histórias de Goiás – Teatro Destinatário
24 de setembro – Fernando Perillo (Música)
22 de outubro – Alhocca (Música)
26 de novembro de 2026 – Bruna Mendez (Música)
Local: Superintendência do IPHAN em Goiás - Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira, nº 210, Setor Central – Goiânia
Horário: 18h
Pirenópolis
11 de junho de 2026 – Bororó (Música)
10 de setembro de 2026 – João Thiguidão e Christina Keller (Música)
Local: Escritório Técnico do IPHAN - Rua 24 de Outubro, nº 01, Centro – Pirenópolis
Horário: 18h
Toda a programação é gratuita e aberta ao público, reafirmando o compromisso do Iphan e da UFG com a valorização da diversidade cultural, a democratização do acesso às artes e o fortalecimento das expressões culturais goianas.

Com curadoria de Marina Cerchiaro, a exposição “O silêncio e o refúgio: subjetividades femininas” reúne obras de Gabriela De Laurentiis, Marcia Bianchi, Mariana Cortes, Raisa Maria e Tatiana Ferraz, articulando vídeo, fotografia, instalação, performance, escultura e cerâmica em torno das relações entre corpo, silêncio, refúgio e espaço doméstico. A mostra parte de perspectivas feministas para refletir sobre o silêncio não como ausência ou passividade, mas como dimensão complexa das experiências femininas, atravessada por formas de resistência, cuidado, sobrevivência e elaboração subjetiva.
As obras reunidas investigam diferentes formas de habitar o mundo e elaborar espaços de proteção, intimidade e transformação. Em vídeos, fotografias, fotoperformances, esculturas e instalações, as artistas trabalham questões ligadas à memória, ao corpo, à natureza, ao cotidiano e às ambiguidades do espaço doméstico. Casas desmontáveis, arquiteturas frágeis, corpos fragmentados, gestos íntimos e relações entre matéria e paisagem aparecem como elementos recorrentes da exposição, revelando tensões entre abrigo e violência, silêncio e expressão, vulnerabilidade e resistência.

Até 10 de julho, a Biblioteca Central Professor Alpheu da Veiga Jardim, Câmpus Samambaia, recebe a 2ª edição da exposição “O Feminino na História: Mulheres que fizeram e fazem a história do Brasil”, projeto artístico e cultural que homenageia mulheres fundamentais para a construção da história brasileira e promove reflexões urgentes sobre gênero, memória, violência e representatividade.
Após uma estreia de grande repercussão em Brasília, a exposição chega a Goiânia reunindo 24 artistas mulheres que homenageiam, por meio de diferentes linguagens visuais, 32 mulheres brasileiras cujas trajetórias marcaram a política, a arte, a educação, a ciência, os movimentos sociais e as lutas populares do país.
Realizada em parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), a Vieirate Produções e a UFG, a mostra propõe um diálogo que envolve arte, universidade e sociedade, transformando o espaço acadêmico em território de escuta, reflexão crítica e valorização das narrativas femininas historicamente invisibilizadas.
Em um contexto social ainda marcado pelos altos índices de feminicídio e pelas desigualdades de gênero no Brasil, a exposição assume também um papel político e educativo. Cada obra exposta tensiona o apagamento histórico das mulheres e reafirma a arte como ferramenta de transformação social, preservação da memória e enfrentamento às violências estruturais.
Acesse aqui a programação.

O Grupo de Trabalho 1 (GT 1) - Linguagens para o Ensino de Geografia, vinculado ao Núcleo de Ensino e Pesquisas em Educação Geográfica (Nepeg), associado ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica, do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (UFG), realiza no dia 26/6, às 16h30, a live “Uma conversa sobre linguagens no ensino de Geografia”. A atividade tem como objetivo promover o debate sobre diferentes abordagens e linguagens no ensino de Geografia, a partir da obra “Diferentes Linguagens para o Ensino de Geografia”, reunindo pesquisadores da área.
O encontro contará com a participação da profesosra Flávia Gabriela Domingos Silva (Universidade Federal da Grande Dourados), o professor Gabriel Martins Cavallini (Universidade Federal de Goiás), e a professora Loçandra Borges de Moraes (Universidade Estadual de Goiás), responsável pelo prefácio do livro.
A iniciativa busca fortalecer o diálogo acadêmico sobre práticas pedagógicas inovadoras e contribuir para avanços do ensino de Geografia na Educação Básica e Superior, a partir de publicações voltadas às discussões sobre linguagens no ensino.
A transmissão será realizada pelo canal do NEPEG no YouTube: https://youtu.be/5bt7YPp70Mo. A comunidade acadêmica e demais interessados estão convidados a participar deste momento de troca de experiências e valorização da produção científica na área de Ensino de Geografia.
Sobre o livro
Fruto de intensos diálogos, pesquisas e práticas desenvolvidas entre 2023 e 2025 no âmbito do GT 1 - Linguagens para o Ensino de Geografia, vinculado ao Nepeg, a obra reúne reflexões teórico-metodológicas fundamentais para pensar o papel das linguagens no ensino e na aprendizagem de Geografia, da Educação Básica ao Ensino Superior.
O livro está organizado em capítulos que percorrem desde o debate conceitual sobre linguagem até experiências e propostas didáticas que envolvem (geo)tecnologias, jogos digitais, multimodalidade, linguagem imagética e diferentes abordagens da cartografia.
Dividido em duas partes - "Linguagens Outras" e "Linguagem Cartográfica no Ensino de Geografia" - o livro evidencia caminhos potentes para uma prática docente crítica, criativa e significativa, valorizando o papel da linguagem na construção do pensamento geográfico.

No dia 27/6, às 10h, o Centro Cultural UFG realiza uma visita mediada à exposição "Essa grande liberdade: diálogos LGBTQIAPN+ em Goiás", conduzida pelo curador Paulo Duarte-Feitoza. A atividade é uma oportunidade para o público conhecer os processos de pesquisa e curadoria que deram origem à mostra, além de aprofundar o contato com as obras e os debates propostos pela exposição.
Reunindo mais de 60 artistas e cerca de 120 obras, a exposição apresenta um amplo panorama das produções LGBTQIAPN+ em Goiás, articulando diferentes gerações, linguagens e experiências. A visita mediada abordará os percursos conceituais da mostra, suas referências históricas e culturais, bem como as questões de identidade, memória, arte e liberdade que atravessam os trabalhos expostos. A participação é gratuita e aberta ao público.

O Centro Cultural UFG recebe, no dia 27/6, mais uma apresentação da Série Allegro Concertos CCUFG/Sicoob 2026, que chega à sua quinta edição consolidada como uma das mais importantes iniciativas de difusão da música de concerto em Goiânia. Nesta edição, o destaque é a presença do renomado pianista brasileiro Nahim Marun, um dos mais respeitados intérpretes da atualidade, reconhecido por sua excelência artística, sólida trajetória acadêmica e intensa atuação nos palcos nacionais e internacionais.
Para o recital em Goiânia, Nahim Marun apresentará um programa que reúne três importantes compositores do repertório pianístico: Heitor Villa-Lobos, Franz Liszt e Frédéric Chopin. A abertura será com Festa no Sertão, de Villa-Lobos, seguida pela monumental Sonata em Si menor, de Liszt, considerada uma das obras-primas do romantismo pianístico. Encerrando a apresentação, o pianista interpretará os 24 Prelúdios Op. 28, de Chopin, ciclo que percorre todas as tonalidades maiores e menores em uma sucessão de peças breves e intensamente expressivas.

A Universidade Federal de Goiás (UFG) realizará, no dia 3/7, o "Colóquio de Integração do Pibid da UFG", evento voltado à socialização de experiências, ao fortalecimento da formação docente e à integração entre licenciaturas da universidade. Com o tema “Diversidade que inspira, experiências que transformam, conexões que constroem educação”, a atividade ocorrerá simultaneamente no Câmpus Samambaia, em Goiânia, e no Câmpus Goiás.
O encontro reunirá estudantes, docentes universitários, professores da Educação Básica, supervisoras(es), coordenadoras(es), pesquisadoras(es) e demais interessadas(os) em debates sobre formação de professores, práticas educativas e desafios contemporâneos da educação. O colóquio marca um momento de integração entre os 26 subprojetos do Pibid/UFG, após aproximadamente 20 meses de atividades formativas desenvolvidas nas diferentes licenciaturas.
Atualmente, o programa na UFG envolve 624 estudantes de licenciatura, 78 professores da Educação Básica e 29 docentes da universidade, articulando experiências formativas em diferentes contextos, incluindo licenciaturas regulares, a Licenciatura Intercultural Indígena, a Licenciatura em Educação do Campo e a Pedagogia com foco na alfabetização.


Entre os dias 23 e 25 de agosto de 2026, a cidade de Caldas Novas (GO) sediará o XIII Fórum Nacional NEPEG de Formação de Professores de Geografia. Com o tema “Ensinar para resistir e transformar realidades em tempos de crises”, o evento reunirá professoras(es) da Educação Básica e do Ensino Superior, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadoras(es) e demais interessadas(os) na área da Educação Geográfica.
A programação ocorrerá no Hotel DiRoma Fiori e na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Caldas Novas. Promovido pelo Núcleo de Ensino e Pesquisas em Educação Geográfica (NEPEG), vinculado ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (LEPEG) do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG), o Fórum tem como principal finalidade fortalecer a integração entre ensino, pesquisa e extensão, aproximando universidade e escola básica.
O evento propõe-se a discutir os desafios e as potencialidades do ensino de Geografia como prática de resistência e transformação frente às crises ambientais, sociais, culturais e educacionais contemporâneas. Também busca consolidar um espaço qualificado de diálogo, divulgação científica e socialização de práticas pedagógicas, com publicação de anais e livro resultante do encontro.
A conferência de abertura, no dia 23 de agosto, será ministrada pela Profa. Dra. Maria Encarnação Beltrão Sposito (UNESP), com mediação da Profa. Dra. Karla Annyelly Teixeira de Oliveira (UFG). No dia 24, a programação inclui palestras de abertura dos cinco Grupos de Trabalho - Linguagens para o ensino de Geografia; Formação de professores de Geografia; Temas e conteúdos no ensino de Geografia; Currículo, políticas e programas; e Fundamentos teóricos - além de duas mesas-redondas que abordarão perspectivas formativas e práticas transformadoras no ensino da área, com participação de pesquisadoras(es) nacionais e internacionais.
No dia 25 de agosto, serão realizadas as sessões de apresentação e discussão dos trabalhos aprovados, seguidas da mesa de encerramento com diálogo entre pesquisadoras convidadas.
De acordo com a coordenadora do evento, professora Karla Annyelly Teixeira de Oliveira, a temática do Fórum reflete a urgência de compreender o papel da Educação Geográfica no cenário contemporâneo: “Ensinar para resistir e transformar realidades em tempos de crise” é o tema central do XIII Fórum Nacional NEPEG. A relevância dessa discussão está nas múltiplas questões que desafiam a educação geográfica hoje, como as crises ambientais, os conflitos territoriais, as transformações tecnológicas e as disputas em torno da produção energética e da sustentabilidade. Nesse contexto, é fundamental refletir sobre como a Geografia e seu ensino contribuem para compreender essas dinâmicas e para formar sujeitos capazes de intervir na realidade de forma crítica e transformadora.
Mais informações podem ser acessadas pelo site: https://www.nepeg.com.br/

A Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza a II Jornada de Estudos "Música na Infância", evento que busca consolidar-se como um espaço de referência nacional para discussões educativas, artísticas e científicas sobre o tema. A Jornada é uma ação conjunta entre o Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae), a Escola de Música (EM/UFG) e o Programa de Pós-graduação em Música (PPGMus), contando também com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).
O principal objetivo é promover a circulação de conhecimento e o avanço científico com forte impacto social. Para isso, o evento contará com mesas-redondas e oficinas ministradas por convidados de referência, vindos de diferentes estados brasileiros e com trajetórias internacionais.
Público-alvo
Por sua natureza interdisciplinar, o encontro é voltado para pesquisadores, educadores, artistas, produtores culturais, gestores, estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais que se dedicam à música e ao universo infantil.
Inscreva-se AQUI
Submissão de Trabalhos e Relatos de Experiência
Uma das grandes oportunidades desta edição é a abertura para a apresentação de comunicações de pesquisas e relatos de experiência. Os trabalhos aprovados serão publicados posteriormente, ampliando o alcance do conhecimento produzido. Os interessados em submeter propostas devem ficar atentos ao cronograma.
Cronograma e Datas Importantes
Confira os prazos para participação nas modalidades de apresentação de trabalho e oficinas:
| Atividade | Período/ Prazo Limite |
| Submissão de trabalhos | 19 de maio a 15 de junho |
| Resultado das avaliações | até 13 de julho |
| Inscrição nas oficinas | 10 de agosto a 25 de agosto |
Integração e Extensão
A II Jornada de Estudos está diretamente vinculada ao Projeto de Extensão “Sabiá: ações musicais na infância” (PJ149-2025). A iniciativa unifica os esforços de ensino, pesquisa e extensão dentro da UFG, proporcionando tanto a formação continuada de profissionais quanto o enriquecimento acadêmico dos estudantes da instituição. Para mais informações sobre inscrições, editais de submissão e programação completa, acompanhe os canais oficiais da Escola de Música e do Cepae/UFG.
Serviços
A Universidade Federal de Goiás foi fundada em 1960 com a fusão de cinco faculdades já existentes. Com mais de 115 cursos de graduação, mais de 6 mil vagas disponíveis por ano na graduação e ultrapassando os 22 mil alunos, está presente nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Cidade Ocidental e Cidade de Goiás. Além da graduação, a UFG oferece 103 cursos de pós-graduação entre mestrados, doutorados e mestrados profissionais.

Galeria de Fotos
Câmpus Samambaia
Avenida Esperança s/n
Câmpus Colemar Natal e Silva
5ª Avenida - Setor Leste Universitário
Avenida Bom Pastor, S/n - Setor Areião, Goiás
Estrada Municipal, Quadra E Área Lote 04, Bairro Fazenda Santo Antônio, Aparecida de Goiânia - GO
Rua SQ 16, Qd. 2, Lotes 55/56. Centro. Cidade Ocidental - GO, 72880-590